Mesa lateral com tecido

30

Grassi | Categorias Decoração, Pintando móveis

Tags: , , ,

Precisava de uma mesinha de canto para a minha sala, então como bicho grilo que sou, resolvi customizar uma ao invés de comprar! =)

O que fiz foi comprar um trio de mesinhas de madeira maciça, porque nada melhor do que madeira de verdade! Elas são bem baratinhas, e vão durar uma vida! Eu só utilizei apenas duas, que pintei de cores diferentes.

A primeira coisa que fiz foi lixar bem, para retirar as ferpas e também restinho de tintas de outras artes que andei aprontando…

Pintando móveis e colocando tecido

A maior eu pintei de branco+branco da Suvinil, eu gosto desse branco pois ele ilumina mais o ambiente, além de ser super fácil de pintar. É só dissolver uns 10% em Aguarrás. Eu gosto de pintar com a trincha e depois passo o rolo sequinho apenas para tirar a marca da trincha na madeira. No dia que pintei, fiz um banco também, assunto pra outro post… e acabei esquecendo de tirar foto das mesinhas de canto, mas a técnica é a mesma.

Como pintar madeira

Aí estão as duas pintadinhas, a menor eu pintei de cinza, também da Suvinil, na minha opinião é a melhor marca de tinta. Seca rápido, espalha bem e além de tudo sou super bem atendida na loja! Duas de mãos foram suficientes. É necessário esperar 8 horas entre cada de mão.

decoraçao da sala

Como meu piso é de porcelanato colei pedacinhos de feltro nos pés das duas mesas, para não ficar fazendo aquele barulho cada vez que precisamos arrastá-las, corte com a tesoura em pedaços pequenos para que ele não apareçam.

Como customizar mesa de canto

Agora é hora de cortar o tecido, você pode utilizar a tesoura, mas como eu tenho meu kit de patchwork achei melhor utilizálo para cortar do tamanho exato da base da mesa.

Algumas pessoas gostam de deixar uma sobra de tecido e cortá-lo depois de colar, eu acho mais fácil cortar do tamanho exato e depois aplicar.

Como cortar tecido na base de patchwork

Para colar tudo que você precisa é da boa e velha cola Cascorez e uma trincha.

Como colar tecido em móveis

Aplique a cola sobre toda a mesa, seja generosa:

Como aplicar tecido em móveis

Espalhe bem com o pincel para ficar assim, se quiser pode passar o rolinho seco para retirar o excesso:

Como espalhar cola na madeira

Depois é só colocar o tecido escolhido vá ajeitando até que fique bem encaixado no tampo da mesa, enquanto a cola estiver molhada você consegue puxar o tecido. Utilize uma espátula para tirar qualquer ondulação do tecido.

Colando tecido em móveis

Passe mais uma camada de cola com a trincha sobre o tecido, não precisa exagerar e também não é necessário dissolver a cola em água, é realmente pra dar aquela engomada, para que o tecido não mexa e não desfie os cantos.

Como engomar o tecido em móveis

Espalhe com o rolinho seco para retirar o excesso, fique tranquila, pois esse branco irá sair quando secar, (o lado esquerdo é onde já passei o rolo, é assim que deve ficar).

Como colar tecido na mesa lateral

Fiz o mesmo processo com a mesa branca:

Como aplicar tecido em mesa de canto

Para dar um ar mais sofisticado e para combinar com minha mesa de jantar que também tem o tampo de vidro, liguei na vidraçaria que eu amo e super recomendo:Vidraçaria Vitória, fone: 41 3366-3748, são todos uns queridos!

Passei a medida do tampo das duas mesas e eles entregaram em 3 dias na minha casa!

Colocando vidro na mesa de canto

É só colocar o vidro sobre o tecido já seco, espere uma noite para que o tecido esteja bem seco:

Mesa de canto com vidro

E aí estão as duas no cantinho da minha sala, junto com o abajur do mesmo tecido, que eu ensinei aqui.

 Mesa de canto para sala de estar

Fala a verdade se não é uma boa opção pra não gastar uma grana com mesinhas de compensado por aí…  E ainda, você pode escolher a cor de tinta e tecido que mais combine com o seu cantinho!

O que você achou? Ficou com alguma dúvida?

Deixe seu recadinho, vou amar responder!! Bjs bjs


Comentários (30)

Grassi…vc tá fera! Parabéns, ficou linda!
Concordo com td q vc disse, tbm prefiro uma móvel velhinho de madeira, dar uma nova cara do q esses móveis compensados de hoje! bjo.

Obrigada Nena, tu é uma querida!! Bjokas

Lindo Grá! :D
que dom ein!

Obrigada Jéssica!! Apareça sempre!! Bjokas

Adorei!!! gente até dá vontade de fazer umas coisinhas fofas assim aqui em casa! continua postando tuas ideias, assim eu as aproveito! bjs

Oi Cami obrigada!! Sempre lembro de ti qdo vejo decoraçoes mexicanas, cores fortes, retratos da Frida, amo muito tudo isso!! Rsss
bjokas

Oi Grassi…Ficaram lindas as mesinhas!!! Preciso colocar em prática estas tuas idéias bacanas! Legal também a dica da Vidraçaria! bjs Maris

Oi Mari querida, tua casa já é linda!! Obrigada pela visita!! Bjokas

Graaaa…. Adorei as mesinhas e o abajur! Ficou super fofo e original!
Parabéns!
Beijos

Oi japinha querida obrigada!! Bjokas

no caso das mesinhas que você fez qual é o tipo de tecido você utilizou? Obrigada…

Oi Angel, é algodão, eu comprei na loja física da Art & Borda aqui em curitiba, dê uma olhadinha no site caso você não seja daqui: http://www.arteborda.com.br. Bjokas e obrigada pea visita!!

Eu tenho esse joguinho na loja, e está meio jogado, agora achei lindooo o que vc conseguiu fazer!!! Será que eu consigo??? vou tentar!!!
Bjooo minha linda,
Gisele

Oi Gi consegue sim;) Tu que é toda romântica ficaria legal pintar em algum tom de azul e escolher uma estampa floral pro tecido da mesinha do meio! Obrigada pela visita!! Bjokas

Olá! Adorei o site!!! Queriafazer o mesmo com dois criados-mudo. Mas tive algumas dúvidas:
- como vc faz para o tecido nao ter rebarbas e não soltar fiapos? eu faço uma barra?
- o vidro fica solto no tampo? nãoé preciso fixá-lo ao móvel? precisa ser vidro temperado?

obrigada, bjs

Olá Sara, muito obrigada pela visita!! Quando você passar a cola o tecido não vai mais desfiar, fique tranquila, não precisa de barra. No meu caso o vidro fica solto, por que é um movel que fica paradinho lá no canto da sala. Mas caso deseje pode colocar aquelas borrachinhas sabe? Quanto ao vidro, lembro de ter ligado na vidraçaria e explicado pra o que era e ela mesmo me indicou qual a grossura e tipo ideal, que agora não lembro, mas com certeza eles saberão te auxiliar. Qualquer dúvida escreva. Bjokas e boas artes!!

Amei a idéia. To super precisando de uma mesinha resistente pra colocar a minha máquina de costura (divido a mesa do computador com a máquina de costura e por isso não posso usar os dois ao mesmo tempo)… o problema é que nas lojas estão muito caras e a grana tá curta. Onde posso encontrar uma mesinha dessa para restaurar ?

Oi Jessica obrigada;) você pode encontrar em loja de móveis usados. Bjs bjs

Olá, adorei as mesinhas!
Gostaria de saber se esse tecido pode ser removido sem danificar a mesa? se depois de um tempo eu quiser trocá-lo ou deixar sem…

OBrigada Carol! Então provavelmente quando você retirar o tecido irá ficar feio, pois você terá passado cola branca sobre a superfície. Mas nada que uma lixa e uma nova pintura não resolvam! Bjs bjs

Olá!Suas dicas são d+!Bem explicadas,bem diretas.A idéia do vidro…fantástica!Achei melhor q colocar um plastico transparente,fica muito sofisticado no mesmo momento em q é simples,contemporaneo!Valeu!
Chero.

Olá Querida..
Amei seu trabalho eu estou começando a fazer trabalho artesanal com várias coisas.
Achei uma mesinha só que ela não emadeira boa
será que dá pra fazer lixando bem que ela e bem lisinha.
Gostaria muito que vc me auxiliasse num curso que
pretendo dar pra umas novinhas aqui em BSB.
e possível?
Muito obrigada…..

Olá Catia muito obrigada!! Pode sim até móveis estilo casas bahia dá pra customizar. Quando será o curso? Bjs bjs

Oi Grassi!
Achei teu site porque estou pesquisando sobre como pintar umas cadeiras da minha sala de jantar. Na verdade eu tenho uma daquelas mesas estilo “Casas Bahia” que é de cozinha, mas tá na sala por falta de espaço e de grana pra comprar uma bonita… rs. A mesa é branca com um tampo imitando mármore e as cadeiras são brancas com um assento verde limão (eca!). Eu queria pintar a mesa toda de branco e as cadeiras uma de cada cor, e também trocar o assento. Mas ainda não sei que tipo de tinta eu uso. Já achei blogs dizendo que dá pra usar tinta acrílica pra artesanato, em outros manda usar tinta esmalte… enfim, como vi que também és de Curitiba, achei que poderias me indicar ao menos uma loja boa onde eu possa chegar, dizer o que eu quero fazer e eles me indiquem o tipo de material que eu preciso.
Ah, acabei comprando já uma tinta esmalte branca pra pintar a mesa, porque foi o que me disseram na Leroy Merlin…
A outra dúvida é sobre o verniz, não precisa passar em cima da tinta?

Obrigadinha pela ajuda! Beijos!

Oi Clarice, desculpe a demora, te confesso que ate hj nao achei uma loja que tenha vendedores bem treinados, mas ainda minha preferida e a tintas Virginia, conhece? Para pintar moveis estilo casas Bahia recomendo esse passo a passo: http://www.casadecolorir.com.br/2012/09/como-pintar-um-movel-estilo-casas-bahia.html para as cadeiras se forem de tubo melhor pintar com tinta spray. Veja se nao vale a pena comprar um tampo de madeira que vc mesma pode pintar para tirar esse material que imita o granito. Bjs bjs

ola!! tudo bem?? adorei suas ideias!! lindas e originais! e gostaria de uma ideia!! tenho um aparador de madeira, nao tenho certeza se é madeira pura, amarelinha, com a tampa de vidro, bem lindo, mas nao combina mais com a decoração da casa que está no tom café!! queria pintar o aparador!! tem ideia de uma tecnica boa??? obrigadaaaa!! abraçãaoo!

Oi Jana, caso seja madeira pura pode seguir os meus passos, caso seja um compensado estilo casas bahia pode pegar a dica daqui: http://www.casadecolorir.com.br/2012/09/como-pintar-um-movel-estilo-casas-bahia.html bjs bjs

Tenho uma porta de madeira que também quero fazer forrar.
Se eu depois quiser mudar de tecido, será que é fácil de tirar?

Se vou pôr vidro em cima de tecido, terei na mesma que aplicar cola?

Estava a pensar em esticar o pano e por baixo aplicar fixá-lo com pioneses. Diga-me o que acha? Isto porque não sei se quiser mudar de tecido um dia, se será fácil de tirar.

Obrigada.
Filomena

Ola Filomena, e facil de tirar o tecido, mas para tirar a cola terar que lixar e pintar novamente.
A cola serve para engomar o tecido, deixar ele durinho, assim nao vai ficar “sambando” e dar um melhor acabamento como se fosse de fabrica. Obrigada pela visita, bjs bjs

Olá!Simplesmente a m e i sua criatividade! Gostaria de saber que tipo de tinta você usou: PVA, tinta óleo…Dá pra fazer em MDF?

Deixe um comentário